quarta-feira, 4 de novembro de 2009

AUTOAVALIAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SANTA TEREZINHA-PE
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

AUTOAVALIAÇÃO

Iniciamos nossa jornada com um grupo de 12 professores, mas infelizmente 2 de nossos tripulantes precisaram deixar o barco antes de chegarmos ao nosso destino. Hoje estamos com 10 professores todos atuando no Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa.
Nosso trabalho tem gerado bons frutos nos sentimos agora mais seguros, pois à medida que vamos nos aprofundando nos estudos, vamos também melhorando nosso nível de compreensão. Eu em particular a princípio ficava bastante ansiosa para a realização dos encontros presenciais, afinal é um grupo de professores que se preocupa com a sua formação “são bons no que fazem”, mas logo que começava, tudo ficava bem, as discussões fluíam e as atividades eram realizadas com sucesso.
Neste momento estamos desenvolvendo o estudo da TP5. Isto significa que já concluímos a TP 3 e a TP 4. Para o II semestre fizemos um cronograma semanal, fomos intercalando um encontro para estudo das TPs e outro para orientação e acompanhamento dos projetos. São 5 projetos: 1. Terá como tema transversal “autoestima” e focará a leitura e a escrita em duas escolas na 6ª série; 2. Este focará mais a leitura com o tema “O mundo que temos e o mundo que queremos”; 3. Será desenvolvido na 5ª série e irá trabalhar com a poesia; 4. O tema aqui será adolescência focando também a leitura e a escrita na 5ª série; 5. Este último abordará a Violência urbana com destaque para leitura e escrita e reescrita de texto na 8ª série.
Ao final do estudo de cada TP, solicito a TP respondida e o portfólio, desta forma não vou acumulando atividades para correção no final. Acredito que estou desenvolvendo um bom trabalho, tenho me esforçado para isto, e os professores em avaliação demonstram satisfação com o curso. Sei que tenho falhas como qualquer ser humano, mas estou realizando este trabalho oferecendo, dentro de minhas possibilidades, o melhor. Avalio meu desempenho usando as palavras de Paulo Freire em seu livro pedagogia da Autonomia “Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino por que busco, porque indaguei, por que indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade” (1996 p. 29). É isso, nos fazemos todos os dias através das experiências que vivenciamos com os outros, e inconclusos seguimos buscando sempre a novidade.
Santa Terezinha – PE, 17 de outubro de 2009.
Vera Lucia Siqueira da Silva
Formadora – Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário