terça-feira, 21 de julho de 2009

VENHA NOS CONHECER


BIOGRAFIA

Lafaete Kerly Ferreira paraibana de nascimento, pernambucana de coração, inicia sua vida escolar em Santa Terezinha, onde trilha o ensino fundamental e médio na escola estadual, forma-se no antigo magistério , hoje, curso normal, em 1994, no ano seguinte, aos 17 anos de idade começa provar os sabores e dissabores da vida na educação, porém encanta-se com a profissão e decide encarar seus desafios; ainda em 1995 inicia a Licenciatura Plena em Letras na FFM – Patos Pb , conclui a faculdade no mesmo ano que presta concurso público municipal para lecionar com o primário, começa trabalhar na Creche Mônica Tavares adquirindo experiência com a educação infantil, sendo que dois anos depois, a professora é lotada na Escola Tobias Nunes de Lira na Vila do Tigre, onde começa atuar de 5ª à 8ª séries e vive esta rotina por aproximadamente 5 anos , depois passa a atuar na Escola Municipal José Paulino Siqueira também com a mesma clientela.
No ano de 2003 cursa Especialização em Língua, Lingüística e Literatura na FIP.
Presta concurso público para o estado em 2005 , é admitida e começa ministrar aulas no Ensino Médio.
Atualmente atua nas redes municipal e estadual com ensino fundamental e médio .
Gosta do que faz e acredita que a educação pode mudar a vida das pessoas de forma positiva.



BIOGRAFIA
Vera Lucia Siqueira da Silva (1968 - *)
Nascida na cidade de Santa Terezinha – PE, em 20 de fevereiro de 1968, Vera Lucia Siqueira da Silva, passou sua infância no sítio Felipe, município de Santa Terezinha, onde foi alfabetizada em uma escola rural, na época seu pai contratou uma professora da cidade para dar aulas a um grupo de crianças daquela comunidade, ali ela cursou apenas a primeira série, seguindo para a cidade onde concluiu o Ensino Fundamental, cheia de sonhos seus pais lhe proporcionaram a oportunidade de continuar seus estudos em Afogados da Ingazeira – PE, lugar onde iniciou dois cursos de Ensino Médio: Normal Médio e Contabilidade, por problemas pessoais em 1987 segue para Campina Grande, onde Conclui com muita dificuldade seu curso de Magistério, cidade que lhe favoreceu experiências únicas e fundamentais para sua formação, participou de um grupo de estudos, que lhe fomentou ainda mais seu sentimento de luta por uma sociedade mais justa, descobriu o prazer de ler conhecendo a história de luta de revolucionários como Che Guevara, Olga Benário, Luiz Carlos Prestes e Fidel Castro, naquela época acreditava no sonho de liberdade e de certa forma ainda acredita na capacidade do homem de mudança.
Volta para Santa Terezinha em 1988 e presta concurso para professora do Estado de Pernambuco, é aprovada e fica aguardando ser chamada, enquanto isso, conclui seu curso de contabilidade e no ano seguinte é indicada pela professora de Português da Escola Municipal José Paulino de Siqueira, para ser professora substituta, para ela aquele foi um de seus primeiros desafios tornou-se, no ano seguinte professora efetiva do quadro daquela escola, neste mesmo ano entra na Faculdade onde cursa Licenciatura plena em Letras e descobre sua paixão pela literatura.
Em 1990 é chamada para assumir seu cargo de professora do Estado de Pernambuco sendo localizada no dia 23 de julho na Escola Tomé Francisco em lagoa da Cruz, atualmente Município de Quixaba, era uma escola rural, um lugarejo que lhe proporcionou grandes alegrias e boas amizades, em 1991 é remanejada para uma cidade mais próxima Brejinho – PE, lá fica por 2 anos, foram anos desafiadores, mas lhe asseguraram amigos que se fazem presentes até os dias atuais, estes para ela foram a família que lhe permitiram escolher.
Em outubro de 1992 consegue sua remoção para a Escola Santa Terezinha em sua cidade natal, em 1996 é indicada para participar da equipe de gestão como diretora adjunta desta escola, permanece no cargo até final de 1997 e pede afastamento por opção para cursar em Afogados da Ingazeira – PE Especialização em Língua Portuguesa.
Em 2000 é nomeada no Município onde leciona desde 1989, como Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, experiência rica em conhecimentos e na idealização e concretização de diversos projetos na Escola Municipal José Paulino de Siqueira, neste percurso atua também como diretora de ensino retornando atualmente para o cargo de coordenadora pedagógica.No final de 2008 é convidada para ser formadora do Gestar II de Língua Portuguesa.
Hoje continua também como professora da Escola Santa Terezinha, e costuma dizer que ensinar é o que mais lhe causa alegria e prazer nesta vida. Ainda deseja almejar alguns sonhos, e um deles é conseguir cursar um mestrado em literatura, uma de suas paixões apesar do pouco tempo que dispõe para leitura.
Santa Terezinha - PE, 21 de julho de 2009



BIOGRAFIA
MARIA DO SOCORRO LIRA (1976 - *)
Pernambucana, nascida aos 14 de maio de 1976, na cidade de São José do Egito, Maria do socorro Lira, foi criada e mora em um pequeno Distrito do Município da Santa Terezinha-PE, chamado Vila do Tigre, onde estudou o Ensino Fundamental, cursou dois cursos a nível médio: Técnico em Contabilidade e Normal Médio na sede do Município.
Em 1999 prestou vestibular em Afogados da Ingazeira-PE, para Letras na FAFOPAI-Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira , concluindo este curso em 2002, fez Pós-Graduação na FIP - Faculdades Integradas de Patos em Língua e Literatura.
Viveu uma infância muito feliz junto a sua família na simplicidade do campo e sabedoria dos pais que a educaram com humildade e seriedade, perdeu o pai aos 18 anos, foto que marcou muito a sua vida.
Trabalha desde 1998 como professora e mora com a mãe e irmãos na mesma comunidade em que nasceu. Sente-se realizada por viver com sua família e participar da construção de uma vida melhor para todos.


BIOGRAFIA
AUREA MARIA QUIRINO FELIX (1962-*)
Áurea Maria Quirino Félix, paraibana, nasceu no sítio São Gonçalo em julho de 1962. Passou sua infância com seus pais, Antonio e Antonia e com seus irmãos. Estudou o Ensino Fundamental e Médio no Rio Grande do Norte. Fez Faculdade de Letras em Patos e Especialização em Língua Portuguesa em Afogados da Ingazeira-pE.
É professora e 24 anos, teve 4 filhos e três netos. Seu maior sonho é ver o progresso na educação e que todo professor sinta orgulho de ser professor. Tem esperança de que sua profissão receba o reconhecimento merecido e que todos os professores sintam-se valorizados, social, política e principalmente financeiramente.
Atualmente é professora do Ensino Fundamental e Médio e sente orgulho de trabalhar e contribuir para o progresso da humanidade e a sobrevivência de seus filhos.



BIOGRAFIA
MARIA DAS GRAÇAS ANDRADE SANTOS (1966-*)
Maria das Graças Andrade Santos, nasceu na Vila do Tigre, município de Santa Terezinha-PE, em 22 de junho de 1966, teve uma infância pobre, porém muito feliz e cheia de sonhos, guardou lembranças e muitas saudades,estudou o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série, naquela comunidade.
Em 1981 passou a estudar na Escola Municipal José Paulino de Siqueira, em Santa Terezinha-PE, no ano seguinte passa a estudar em São José do Egito – PE lugar onde conclui o Ensino Médio.
Durante os anos que morou naquela cidade tornou-se de certa forma introvertida, fechando-se para a sociedade e mergulhando no universo da leitura, nesta época desperta o gosto pela leitura, e principalmente a poesia, lia vários livros de autores diversos mas preferencialmente os de sua Região “O Pajeú”, lugar considerado o berço imortal da poesia, chio de poetas, cantadores, boêmios e sonhadores.
Seu maior sonho naquela época era conseguir um emprego, o que aconteceu em 1990, ao voltar para o seu torrão Natal onde começou a trabalhar como professora.
Fez faculdade em Afogados da Ingazeira-PE, terminando o curso de Licenciatura Plena em Letras em 1995. Em 2000 fez sua especialização na mesma cidade, em Língua Portuguesa, período de grandes dificuldades, pois perde sua mãe, dor irreparável.
Politicamente sonhadora, idealizava um país justo, com direitos igualitários. Apaixonou-se pelo PC do B ( Partido Comunista Brasileiro), após ler Olga, Che Guevara e a Ilha, livros maravilhos escritos por Fernando Moraes, um brasileiro e verdadeiro pesquisador.
Atualmente mora em Santa Terezinha, atuando como professora nas escolas municipais José Paulino de Siqueira e Tobias Nunes de Lira.
Santa Terezinha, 28 de julho de 2009



BIOGRAFIA
LUCIENE GENY PEREIRA (1964 - *)
Luciene Geny Pereira nasceu em Itapetim no estado de Pernambuco em 1964, filha de agricultor, aos 6 (seis) anos passa a residir em Santa Terezinha, sobre a tutela da sua tia.
Iniciou seus estudos na escola Santa Terezinha, onde terminou o primário, cursou técnico contábilidade na Escola Municipal José Paulino de Siqueira. Tendo em vista novas oportunidades de emprego, que eram escassas em sua região, resolveu deslocar-se para a cidade de Brejinho - PE, onde cursou o magistério, curso que lhe favorecia maiores possibilidades profissionais.
Em 1985 começa a trabalhar na biblioteca publica municipal de Santa Terezinha como bibliotecária onde ficou por 2(dois) anos. Nesse período recebeu um convite para retornar a Escola Municipal José Paulino de Siqueira como professora substitua, oportunidade que garantia a vaga de professora permanente até os dias atuais.
Pensando em aprofundar seus conhecimentos em 1992 entrou na faculdade de Formação de Professores (FAFOPAI) em Afogados da Ingazeira para cursar licenciatura plena em letras. Em busca de mais conhecimento para transmitir a seus alunos, em 2002 concluiu o curso de especialização em Língua, Linguística e Literatura na FIP (Faculdades Integradas de Patos) em Patos no estado da Paraíba.
Fixa morada em Santa Terezinha, onde tem um bom relacionamento com a sociedade em que esta incluída e sente-se realizada profissionalmente, nunca pensou em voltar a residir em sua terra natal, pois adotou este recanto do Pajeú como seu.
Santa Terezinha – PE, 14 de agosto de 2009.

BIOGRAFIA
Ivoneide Ferreira Leite de Andrade
Ivoneide Ferreira Leite de Andrade, nasceu aos 27 de junho de 1996 no sítio Baixa de Favas, município de Santa Terezinha – PE. Filha de José e Josefa. Estudou de 1ª a 4ª série no sítio Barriguda com a professora Maria do Carmo, onde fazia um percurso de 30 minutos com seus irmãos e amigos, foi um tempo muito bom, pois tudo era maravilhoso.
Alfabetizou-se com 6 anos de idade em casa, com suas irmãs mais velhas. Aos 10 anos precisou ir morar na cidade de Sata Terezinha para continuar seus estudos, cursou de 5ª a 8ª série e o 2º grau, em contabilidade e custos, na escola Municipal José Paulino de Siqueira, concluindo o curso em 1984. Em 1985 iniciou sua carreira no magistério, lecionando de 5ª a 8ª série na Escola Municipal José Paulino de Siqueira e depois tem também uma experiência na Pré escola na Escola Mônica Tavares Guimarães. Cursou o magistério na cidade de Brejinho-PE. Em 1993 ingressou na Faculdade, cursando Letras,na FAFOPAI em Afogados da Ingazeira, concluindo em 1996. De 2002 a 2003 faz especialização em Língua Linguística e Literatura na cidade de Patos – PB.
Viveu uma infância simples e muito feliz com muitos sonhos e expectativas, quando adolescente não sonhava em ser professora, mas surgiu a oportunidade e não deixou passar, pois queria trabalhar, para contribuir financeiramente com sua família, porém, hoje se identifica com a profissão, embora ainda haja necessidades de muitas conquistas na mesma.
Casou-se aos 19 anos, teve um filho e duas filhas, mora atualmente mora na cidade de Santa Terezinha-PE com sua família, continua lecionando na escola Municipal José Paulino de Siqueira e Tobias Nunes de Lira.
Santa Terezinha – PE, 25 de agosto de 2009.


MARIA NILDILENE LEITE (1968 - *)
Nasceu em Santa Terezinha em 16 de dezembro de 1968, filha de agricultores, viveu uma infância simples, porém cheia de perspectiva, com relação aos estudos, pois sempre acreditou que através desta ponte iria conseguir uma profissão com dignidade lutou por este objetivo vencendo inúmeros obstáculos.
Cursou até a 4ª série na Escola Estadual Santa Terezinha, continuou de 5ª a 8ª série na Escola Municipal José Paulino de Siqueira, para dar continuidade aos seus estudos viajou para Paulo Afonso –BA, onde cursou o 1º e 2º ano do curso de Magistério, concluindo sua formação em São José do Egito.
Ingressou na carreira do Magistério aos 18 anos, como professora Municipal onde leciona até hoje.
Em 1993 entrou na FAFOPAI (Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira), cursando Licenciatura Plena em Letras, pois desde a sua infância, sempre apreciou a boa leitura, portanto identificou-se com o referido curso.
Em 2000, especializou-se em Língua Portuguesa pela UPE (Universidade Estadual de Pernambuco),
Sonha com uma educação valorizada, pois esta é a mola de uma nação.
Santa Terezinha-PE, 06 de 0utubro de 2009.


JOSELINA NUNES ALVES (1980 - *)
Joselina Nunes Alves, nasceu em agosto de 1980. Filha de agricultores viveu no sítio Poço redondo até os 14 anos. Sua infância foi marcada de sonhos, pois apesar de gostar da vida no campo almejava morar na cidade.
Aos 11 anos concluiu a 4ª série, na Escola mínima Santa Inês e aos 15 a 8ª série na Escola Cônego Luiz Muniz de Amaral no povoado de Borborema, nessa época, dividia-se entre a casa dos pais e da avó que veio a falecer deixando uma tristeza profunda. Mas superando a saudade da avó e cheia de esperança, mudou-se para Santa Terezinha-PE, onde iniciou o 2º grau no curso de magistério em 1996 na Escola Santa Terezinha.
Terminando o 2º grau, prestou concurso público para professor, realizando um sonho que era o de ter um e poder ganhar seu próprio dinheiro.
Prestou vestibular na área de linguagem e ingressou na faculdade em 2001, na FIP(Faculdades Integradas de Patos) na Paraíba. Lecionou oito anos na zona rural em turmas multesseriadas, adquirindo muitas experiências para seu desenvolvimento profissional.
Atualmente trabalha como coordenadora pedagógica na Escola Tobias Nunes de Lira com turmas do Ensino fundamental I. Almeja curas uma pós-graduação. Sonha com um mundo melhor e uma educação de qualidade para todos, mas principalmente que o professor possa ser valorizado e reconhecido pelo papel importante que desempenha na sociedade.

Santa Terezinha-PE, 14 de setembro de 2009.


BIOGRAFIA
VERA LUCIA SAMPAIO DE ANDRADE
Vera Lucia Sampaio de Andrade, casada, dois filhos, pernambucana, itapetinense, nasceu no final dos anos sessenta época do militarismo, filha de pais agricultores, viveu até os oito anos de idade no sítio Riacho salgado Município de Itapetim-PE, onde cursou a 1ª série. As dificuldades de sobrevivência da época eram muito grandes, por este motivo em meados dos anos setenta seu pai decidiu largar em parte a vida de agricultor e migrar com sua família para a terra santa, Santa Terezinha-PE. Lá concluiu a quarta série na Escola Santa Terezinha, no ano seguinte transferiu-se para Escola Municipal José Paulino de Siqueira onde estudou até a sexta série do Ensino Fundamental, em 1981 voltou para Itapetim, onde conclui seus cursos: Magistério e contabilidade em 1986.
Em 1987 retorna para Santa Terezinha e começa a lecionar como professora substitua, presta concurso público quatro anos mais tarde, é aprovada e passa a lecionar no Ensino Infantil, naquela época não se identificava mito com o magistério, só se descobriu como profissional do magistério uns cinco anos mais tarde, quando se deu conta do verdadeiro papel do educador, naquele momento atuava em uma 1ª série do Ensino Fundamental.
Formou-se em Licenciatura Plena em Letras e fez Pós Graduação em Linguagem Linguística e Literatura, Concluiu o curso na área de Gestão Escolar em 2007. Como boa cidadã sempre gostou de participar de atividades comunitárias, é membro de conselhos escolares, do conselho da criança e do adolescente, fez parte de movimentos sociais da igreja entre outros.
Quando criança não foi uma leitora fervorosa que devorava livros, porém, fez leituras bastante interessantes ao longo de sua vida algumas por influência de outras pessoas que acabaram ajudando na sua formação como profissional e também como pessoa. Leu bastantes romances juvenis na adolescência. Depois passou a interessar-se por livros históricos ou de grandes líderes como: Marratma Ghandi, Che Guevara, Gorbatchove, Mandela, fez também algumas leituras ligadas a área de psicologia.
Atualmente mora em Santa Terezinha-PE e almeja o merecido reconhecimento ao professor quanto a sua valorização pelo exercício da função. Hoje atua como Diretora adjunta da Escola Municipal José Paulino de Siqueira, está sempre se qualificando para poder está melhorando como profissional e como pessoa em sua relação vida / ser humano.

BIOGRAFIA
Francisca Paes de Lira (1969 - *)
Nasceu no sítio Mulngú, Município de Santa Terezinha – PE, em 1º de maio de 1969, filha caçula de Jose Gomes de Andrade e Quitéria Paes de Lira. Mudou-se para a cidade de Santa Terezinha no sertão de Pernambuco, aos três anos de idade, onde adaptou-se com facilidade.
Aos 05(cinco) anos estudou a carta do ABC e logo foi alfabetizada. Sempre gostou de estudar e com 15(quinze) anos concluiu a 8ª série na Escola Municipal José Paulino de Siqueira onde concluiu também o curso de contabilidade aos 17 anos.
Em 1988 iniciou em Brejinho na escola São Sebastião o Curso de Habilitação para o Magistério, formando-se em 1989 como professora de pré a 4ª série.
Iniciou sua carreia como professora em 1988 na Escola Municipal José Paulino de Siqueira onde atua como coordenadora pedagógica do II segmento do ensino fundamental, leciona também na Escola Santa Terezinha na rede Estadual desde 1998. Cursou a faculdade de Letras em Afogados da Ingazeira e especializou-se em Língua Portuguesa pela UPE (Universidade Estadual de Pernambuco) em 2000.
Casou-se aos 36 anos com Nestor Caetano Pereira e em 2008 teve sua primeira filha a quem deu o nome de Hellen.
Atualmente reside em Santa Terezinha, leva uma vida simples, gosta muito de trabalhar na educação e sente-se realizada e feliz. Esta é a professora Francisca Paes de Lira.
Santa Terezinha – PE, 25 de agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário